Excelência em Consultoria (contato@katexa.com.br)
Política de privacidade >
Todos os Direitos Reservados © 2024
Desenvolvido por Fórmula Digital
É só ler a imprensa: a transformação digital, hoje, passa pela Inteligência Artificial, IA. Terá um bom resultado? Ou será mais um desses “hypes” que vêm e vão em poucos anos?
Podemos buscar uma resposta na história da TI: no Cobol! Sim, aquela linguagem antiga, pesada, difícil de usar, que foi a primeira linguagem de programação comercial, muito usada a partir de 1961. Até hoje temos que dar manutenção e suporte a programas importantes feitos em Cobol. Contabilidade, gestão de bancos, gestão industrial, folha de pagamento. A contragosto porque é uma linguagem “verbose” como dizem os americanos. Tem que escrever muito. Totalmente ultrapassada pelas atuais linguagens que todas são formais, parecidas com a álgebra que aprendemos na escola.
Qual foi a motivação para o Cobol ser pesado? A ideia era que seria uma linguagem próxima da linguagem natural. Uma linguagem que um contador, um administrador, um leigo em computação poderia usar, escrevendo coisas como “somar saldo com depósito obtendo saldo-atual”. Ingenuamente, se achava que não haveria necessidade de programadores profissionais e linguagens formais.
Grave erro, que tem consequências financeiras pesadas até hoje, com empresas precisando contratar especialistas em Cobol para atualizar seus programas.
O computador, o software, a possibilidade de descrever processos em linguagens apropriadas foi um dos maiores resultados da pesquisa em lógica formal e fundamentos da matemática. Graças a gente como Turing, Von Neumann e muitos outros temos hoje máquinas que executam programas escritos em linguagem formal. Que é sem dúvida a mais adequada e eficiente.
De vez em quando a ideia de “instruir” um computador com linguagem humana reaparece. É o que acontece atualmente com a I.A. A história nos mostra que não é uma boa ideia.
Excelência em Consultoria (contato@katexa.com.br)
Política de privacidade >
Todos os Direitos Reservados © 2024
Desenvolvido por Fórmula Digital