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No mercado de tecnologia, ora com bastante foco nos Dados, surge um novo personagem: o Closer em Tecnologia, profissional de vendas especializado em colocar produtos e serviços tecnológicos e peça-chave para convencer clientes a adquirir aqueles produtos e converter leads qualificados em clientes.
Além das técnicas correntes de negociação e venda, o Closer em Tecnologia deve conhecer ferramentas como CRMs (Customer Relationship Management), automação de marketing e inteligência artificial que auxiliam na gestão de leads, personalização de propostas e análise de dados.
Para atuar no convencimento de clientes, o Closer precisa:
• dominar o produto/serviço que oferece, conhecendo bem as respectivas especificações;
• responder aos questionamentos técnicos com segurança;
• demonstrar os benefícios e as funcionalidades das soluções para garantir que atendam as necessidades do cliente;
• construir e manter uma relação de confiança permanente e duradoura;
• comunicar-se eficazmente para captar as necessidades do cliente, abordando conceitos complexos com clareza e sugerindo as melhores soluções;
• adaptar sua linguagem ao perfil do cliente, para apresentar os benefícios de forma clara e concisa;
• aperfeiçoar as habilidades de persuasão, para convencer o cliente a tomar a decisão de compra;
• conduzir as propostas de modo a destacar vantagens tanto para o fornecedor quanto para o comprador;
• apresentar propostas personalizadas, ajustadas às demandas, recursos e expectativas do cliente;
• se colocar no lugar do cliente, para entender as suas condições;
• cultivar a empatia com os clientes;
• ter foco e motivação no resultado e alcance de metas;
• ser proativo e persistente para superar as expectativas e alcançar as metas;
• ser resiliente, tratando as negativas e rejeições como parte da atividade e sempre superáveis.
A rotina de trabalho de um Closer envolve:
• identificação e qualificação dos potenciais clientes;
• gerenciamento de pipeline de vendas;
• manutenção dos contatos de vendas, comunicados e reuniões;
• apresentação e demonstração de produtos/ serviços, destacando os benefícios que justificam os custos;
• gerenciamento das objeções, para identifica-las e supera-las com argumentos sólidos e persuasivos;
• negociação dos termos, preços, pagamento e prazos adequados a ambas as partes;
• fechamento da venda de modo a garantir a satisfação do cliente;
• relatórios das vendas incluindo o desempenho da equipe/ colaborador, identificando oportunidades de
melhoria;
• acompanhamento da entrega dos produtos/ serviços, para garantir a satisfação do cliente.
Convém destacar que a função de um Closer é rica em:
• desafios, como a alta competitividade do mercado tecnológico, a necessidade de se manter atualizado sobre as últimas tendências e a pressão por resultados;
• recompensas, como a possibilidade de trabalhar com tecnologias inovadoras, a oportunidade de construir relacionamentos duradouros com clientes e a satisfação de alcançar metas.
A KTExA Consult tem recursos para aplicar os novos conceitos de fechamento de negócios conforme as funções do Closer em Tecnologia, qualificando pessoas da sua equipe de vendas como Closers em Tecnologia para elevar o valor das suas vendas.
Para discutirmos detalhes dessa nova capacitação, contate-nos ou marque Entrevista para Diagnóstico Gratuitos.
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