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Em continuidade às informações sobre a moldagem do Inventário Profissional, descreveremos a 3ª Fase desse processo destacando quais são as Competências Comportamentais requeridas para você construir a sua Evolução Profissional com sucesso.
As competências comportamentais, ou Soft Skills, são relacionadas à personalidade de uma pessoa, vão além dos conhecimentos técnicos e se referem aos conhecimentos, habilidades, aptidões, qualidades, comportamentos e atitudes que representam maior probabilidade de sucesso no mundo corporativo ou em um negócio próprio.
Em um mercado de trabalho competitivo ao extremo, as competências técnicas, embora muito importantes, não são mais suficientes para garantir o sucesso profissional, uma vez que as empresas buscam profissionais que, além de possuírem os conhecimentos específicos para a função, também demonstrem habilidades relacionadas à forma como interagem com outras pessoas, lidam com situações desafiadoras e como se adaptam a diferentes ambientes:
· · Adaptabilidade
o Flexibilidade e disposição para aprender algo novo e habilidade de modificar abordagens e comportamentos são cruciais para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.
o Possibilita lidar melhor com as incertezas e transformações.
o Facilidade de adaptação às diversas condições, favoráveis ou desfavoráveis, do ambiente de trabalho.
· · Coerência
o Refletir o discurso na prática é relevante para demonstrar comprometimento com os resultados.
· · Criatividade:
o Capacidade de gerar ideias novas e inovadoras.
· · Princípios Éticos
o Pautar suas atribuições em valores éticos e morais gera credibilidade e confiança nos superiores, colegas, clientes e fornecedores.
· · Racionalidade
o Capacidade de pensar, tomar decisões e agir de maneira lógica e fundamentada para avaliar as opções com base em evidências para escolher as que parecem ser mais racionais.
o Promove uma abordagem mais objetiva para resolver problemas e tomar decisões.
o Consciência, inteligência, capacidade de reflexão e discernimento, expressam os argumentos em que nos baseamos para agir.
· · Inteligência emocional:
o Habilidade de reconhecer e gerenciar suas próprias emoções e as emoções dos outros.
· · Solução de problemas:
o Capacidade de analisar situações complexas e encontrar soluções eficazes.
· · Foco em resultados:
o Orientação para o alcance de metas e objetivos.
· · Comunicação:
o Capacidade de expressar ideias de forma clara e concisa, verbalmente e por escrito.
· · Relacionamentos interpessoais:
o A capacidade de trabalhar em equipe, comunicar-se de forma eficaz e construir relacionamentos sólidos é fundamental para o sucesso em qualquer ambiente de trabalho.
· · Liderança:
o A capacidade de inspirar e motivar outras pessoas é uma competência altamente valorizada por empresas de todos os portes e setores.
· · Solução de problemas:
o A habilidade de analisar situações complexas, identificar soluções e tomar decisões assertivas é essencial para o sucesso profissional.
O desenvolvimento das competências comportamentais pode ser obtido através de:
· · Autoconhecimento: Conhecer seus pontos fortes e fracos é o primeiro passo para o desenvolvimento pessoal (Análise SWOT).
· · Feedback: Pedir feedback aos colegas e superiores pode ajudar a identificar áreas de melhoria.
· · Treinamentos: Participar de treinamentos e workshops pode proporcionar novas ferramentas e técnicas para desenvolver suas habilidades.
· · Experiência: A prática é fundamental para o desenvolvimento de qualquer competência.
· · Mentoria: Ter um mentor pode oferecer orientação e apoio para agilizar o seu desenvolvimento profissional.
Convém destacar as habilidades altamente desejáveis pelas empresas:
· · Proatividade: Tomar iniciativas e buscar soluções para os problemas.
· · Organização: Planejar e executar tarefas de forma eficiente.
· · Resiliência: Lidar com situações adversas e se recuperar rapidamente de fracassos.
· · Ética: Agir de forma honesta e transparente.
As competências comportamentais são fundamentais para o sucesso profissional e ao investir no desenvolvimento dessas habilidades, você aumenta suas chances de conquistar seus objetivos e se destacar cada vez mais no mercado de trabalho.
No entanto, convém recomendar que você identifique, corrija ou elimine os aspectos que refletem as suas atitudes, comportamentos e expressões faciais que causam impactos negativos nos relacionamentos interpessoais, no ambiente de trabalho e que podem destruir uma carreira promissora:
· Antipatia: Aversão ou repugnância contra alguém, sem motivação evidente, impedindo uma pessoa de aceitar a outra como ela é.
· Cinismo: Atitude de desprezo e desrespeito às convenções sociais, ridicularização das pessoas e dos costumes.
· Egoísmo: Foco nos interesses próprios, que domina a pessoa pela ambição e que não leva em conta os princípios morais.
· Inveja: Desprezo pelo bem alheio e desejo que esse bem seja destrúido.
· Maledicência: Falta de caráter que leva uma pessoa a descobrir e divulgar fraquezas e defeitos de alguém, por ignorância e incapacidade de reconhecer os seus próprios defeitos.
A KTExA Consult disponibiliza todos os seus recursos para ajudar os profissionais interessados no desenvolvimento de suas competências comportamentais e orientá-los sobre o melhor caminho a seguir para conquistar uma evolução profissional de sucesso.
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