Brasileiro criou as bases para a
evolução da Internet via "nuvem"

Geraldo Coen

Todos hoje sabem dos data-centers, estas centrais de processamento com milhares de computadores, todos ligados e conectados ao mundo, atendendo empresas, fornecendo dados à Internet, comunicando. É a nuvem ou “cloud”.

Estas centrais têm uma arquitetura complexa, desde a parte civil, a infraestrutura elétrica, o sistema de ar condicionado, os computadores, a rede interna entre eles, a comunicação com a rede externa, a Internet, a rede telefônica, até o sistema de funcionamento, o software de gerenciamento e de distribuição e recuperação dos dados e seu processamento. E mais a manutenção, a replicação de equipamentos para compensar eventuais falhas, a segurança, física e dos dados, a segurança da equipe, os procedimentos de salvaguarda e de recuperação. E o gerenciamento, garantindo o funcionamento ininterrupto, 24 horas x 7 dias.

Esta arquitetura / engenharia / software foi desenvolvida por um brasileiro, Luiz André Barroso. Engenheiro e Mestre pela PUC Rio de Janeiro, com doutorado pela University of Southern California, Estados Unidos, foi trabalhar no Google que estava começando a montar data centers e o diretor pediu para ele bolar uma arquitetura de data center. O que ele fez brilhantemente não com supercomputadores, mas coordenando milhares de PCs baratos. É o pai do conceito de data center em nuvem atual.

Formou muita gente, deu conferências, aulas. O livro que escreveu é até hoje a referência para quem quer montar um data-center.

Infelizmente faleceu cedo em 16/9/2023. Isso quase não foi noticiado aqui no Brasil.

Orgulho de brasileiro brilhante no exterior.

 Leia Mais: https://www.wired.com/story/google-mourns-luiz-andre-barroso-veteran-engineer-invented-the-modern-data-center

Excelência em Consultoria (contato@katexa.com.br)

Política de privacidade >

Todos os Direitos Reservados © 2024

Desenvolvido por Fórmula Digital

plugins premium WordPress