Como Escolher Um
Provedor de Nuvem

Rui Campos

Em primeiro lugar, é necessário descobrir os reais motivos que levaram a empresa a considerar um serviço de provimento de nuvem como capaz de atender às suas demandas. Questões como “O que queremos?”, “O que podemos?”, “O que devemos?”, “O que ganhamos/ perdemos” etc devem ser bem discutidas, já que a nuvem está no nível mais alto da terceirização e vai exigir da empresa uma gestão mais cuidadosa do provimento.

Contudo, nem todas as questões precisam estar 100% definidas pois é provável que venham a ser resolvidas no processo de conhecimento, escolha e contratação do parceiro.

Para facilitar o processo convém listar os 10 fatores mais preponderantes na escolha, aos quais podemos denominar Fatores-Demanda. Assim, o provedor ideal seria aquele cujas especificações de serviços atendessem, plenamente, àqueles 10 fatores-demanda. Obviamente, um provedor ideal será praticamente inexistente e o melhor será o que atende a maior parte daqueles fatores.

Esta análise exigirá que as especificações de serviços indicadas por um concorrente sejam claramente entendidas pela contratante e colocadas precisamente no contrato.

Talvez o aspecto mais delicado dessa análise seja a diversidade de formas pelas quais as especificações são apresentadas pelo concorrente ao mercado, aos quais podemos denominar Fatores-Oferta. A lista de Fatores-Oferta que segue, não é exaustiva e tem precisão limitada pela diversidade supra apontada, mas pode servir de guia inicial para definir o que  se busca num concorrente:

– Capacitação, Certificações e Adesão a Padrões;

– Disponibilidade e Desempenho do Serviço (SLA);

– Facilidades, Cobertura e Disponibilidade do Suporte Técnico;

– Segurança e Governança dos Dados;

– Plataforma Tecnológica, Parcerias;

– Formas de Uso (PaaS/ SaaS);

– Escalabilidade, Personalização do Software.

No processo de seleção, a cada concorrente se atribuem valores de 1 a 5 a cada Fator-Oferta, conforme as avaliações péssimo, ruim, regular, bom ou ótimo, de um ou mais julgadores.

Finalmente, pode-se montar uma tabela com Fatores-Demanda nas linhas e os Fatores-Ofertas nas colunas, para cada concorrente:

– na primeira coluna com as avaliações 1 a 5 das Ofertas do concorrente

– nas demais, com os graus de 1 a 5 para Demandas que representam, respectivamente, nada, pouco, moderadamente, bem ou muito no processo. 

A soma total dos produtos das ofertas pelas demandas pondera as avaliações de ofertas do concorrente com a sua representatividade no processo,  permitindo uma classificação primária e a escolha dos melhores concorrentes.

Além disso, a tabela poderá revelar pontos positivos e negativos que poderão ser usados na eventual negociação do contrato.

A KTExA poderá ajudar a sua Empresa na definição dos Fatores Oferta e Demanda e na busca de possíveis fornecedores: contate-nos ou marque uma Entrevista para Diagnóstico Gratuitos.

 

Excelência em Consultoria (contato@katexa.com.br)

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