Excelência em Consultoria (contato@katexa.com.br)
Política de privacidade >
Todos os Direitos Reservados © 2024
Desenvolvido por Fórmula Digital
Quando se começou a usar computadores em empresas, nos anos 60, 70, o departamento criado para isso se chamava Processamento de Dados. Nome adequadíssimo. Com o tempo, o nome foi mudando, ficou mais moderno: Infoámatica, Tecnologia da Informação, TI, Tecnologia. O foco, nos primeiros anos, era o desenvolvimento de “sistemas”. Hoje, aplicativos. Escrever os programas que compunham o sistema era o que se devia fazer. Aos poucos, o desenvolvimento foi ficando mais conhecido, linguagens de programação mais eficientes, ferramentas melhores. O foco se deslocou de programas para processos. Entender e automatizar os processos da empresa.
Agora (2024) o foco está voltando aos dados. Afinal de contas, trata-se disso: lidar com os dados operacionais e gerenciais, produzir dados, usar os dados da empresa de maneira a obter melhores resultados, criar novas iniciativas a partir dos dados. Duas tendências apareceram. Uma, a Ciência de Dados, voltada a análises de grandes quantidades de dados, com ferramentas específicas e bancos de dados próprios para análise, distintos dos bancos de dados da operação. Outra, no desenvolvimento de programas, é a programação voltada a dados (Data-Oriented Programming, Reduce Software Complexity, Yehonathan Sharvit). Pensar o programa a partir dos dados, acompanhando o caminho dos dados na empresa, desenhando e implementando os processos que tratam os dados.
Está na hora da empresa repensar a TI com foco nos dados. Gestão dos dados: organizar, estruturar, disponibilizar considerando a empresa toda, sua estratégia, seus objetivos. Definir política de confiabilidade dos dados. Política de segurança: normas de acesso, duplicação dos dados, distribuição em ambientes distintos e seguros. Política de privacidade: conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Eficiência: organizar os bancos de dados em função da estratégia da empresa e das necessidades operacionais.
TI é visto como o departamento que cuida dos sistemas, desenvolvidos ou adquiridos. Esta visão tem que evoluir para uma área que lida com os dados da empresa. Deve considerar o valor dos dados como um ativo importante para a empresa. Deve pensar o desenvolvimento dos sistemas a partir dos dados. Já existem metodologias para isso. Deve unificar operação com pesquisa em ciência de dados. E também pensar que os dados serão usados/produzidos nos sistema com Inteligência Artificial.
Talvez o nome do departamento já deva ser Gestão de Dados!
Excelência em Consultoria (contato@katexa.com.br)
Política de privacidade >
Todos os Direitos Reservados © 2024
Desenvolvido por Fórmula Digital