Inteligência Artificial:
novidade ou evolução?

Rui Campos

A busca por “O que é Inteligência Artificial” no Google, realizada em 2/8/2024, apresentou o seguinte resultado, sem muito destaque, com aparência despretensiosa: 

As pessoas também perguntam:

O que é a inteligência artificial explique?                                                                   v

O que é o que é inteligência artificial?                                                                        v

Qual é o significado de inteligência artificial?                                                           v

Qual é o principal objetivo da inteligência artificial?                                                v

Feedback

O toque no sinal  v da segunda linha revelou o texto:

A inteligência artificial é um campo da ciência da computação que se dedica ao estudo e ao desenvolvimento de máquinas e programas computacionais capazes de reproduzir o comportamento humano na tomada de decisões e na realização de tarefas, desde as mais simples até as mais complexas.

Se a mesma busca fosse feita em 2/8/2019, possivelmente teria revelado um texto diferente, com base nos conhecimentos que o Google então detinha e adequado aos seus propósitos empresariais da época.

Esse processo, já com certa idade, parece rudimentar, não muito formatado, nem “marketeado”, mas muito similar ao empacotamento das chamadas I.A Regenerativas. E assim se instaura um novo ciclo de euforia, surpresa, temor, rejeição, adoção, renovação de negócios, recapacitação, conformação e consolidação.

Se essa avaliação procede, o que há de “novo no front”? No mínimo, uma democratização de conhecimentos realizada na forma de pacotes acessíveis a um grande contingente de usuários das tecnologias de informação. O que poucos usavam há alguns anos, agora milhões poderão usar como, de fato, já usam.

Esse caminho não é tão surpreendente quanto os exageros midiáticos, políticos e até tecnológicos fazem parecer. A Internet, criada na década de 1990, para que instituições acadêmica compartilhassem conhecimentos e experiências, apenas 2 ou 3 década depois, tornou-se uma necessidade básica da sociedade, dos negócios, das tecnologias etc. Com isso, elevou o nível de capacitação dos trabalhadores, das empresas e das pessoas, para que pudesse desfrutar dos seus benefícios. Talvez o melhor tenha sido a elevação da produtividade dos envolvidos, vista pela ótica básica de conseguir mais benefícios com menos esforços.

Ao acessarmos mais enormes bases de conhecimentos disponíveis, selecionarmos resultados para aplicá-los em propósitos diversos, com a ajuda da I.A, certamente seremos mais rápidos e mais profícuos, desde que adaptemos a nossa capacitação para usar mais essa ferramenta que a tecnologia nos brinda.

Prepare o seu negócio para mais um ciclo inevitável e já em curso, provocado pela democratização da Inteligência Artificial em praticamente todas os setores de atividades e suas empresas: contate-nos ou marque uma Entrevista para Diagnóstico Gratuitos.

Excelência em Consultoria (contato@katexa.com.br)

Política de privacidade >

Todos os Direitos Reservados © 2024

Desenvolvido por Fórmula Digital

plugins premium WordPress